Curso de Especialização Constituição e Problemas na Infância: Abordagem Transdisciplinar do Bebê, da Criança e do Adolescente

Apresentação 

O Curso de Especialização Constituição e Problemas na Infância: Abordagem Transdisciplinar do Bebê, da Criança e do Adolescente busca especializar profissionais aprofundando seus conhecimentos nos processos de constituição da infância  e seus problemas. Favorece  sua formação  para o trabalho  em equipe por meio de  uma abordagem transdisciplinar com o bebê, a criança e o adolescente.

Este curso de especialização dá acesso a conhecimentos clínico-teóricos que permitam ao profissional articular o seu campo específico de intervenção a uma prática em equipe  transdisciplinar, nos âmbitos da saúde, educação e cultura.

Partindo de abordagem psicanalítica, o curso considera a articulação da constituição psíquica aos aspectos orgânicos de crescimento e maturação; e às aquisições instrumentais de linguagem, aprendizagem e psicomotricidade que fazem parte do desenvolvimento.

Ao longo do curso serão abordados temas relativos a: constituição psíquica e psicopatologia na infância; aquisição e problemas de linguagem, aprendizagem e psicomotricidade; detecção e intervenção precoce de problemas de desenvolvimento infantil; diagnóstico, intervenção e direção do tratamento em equipe interdisciplinar; inclusão e acompanhamento terapêutico; maternidade e paternidade; clínica com bebês e intervenção com a pequena criança; passagem da infância à adolescência; intervenção institucional; brincar, desenho, fala e escrita. 

Público-alvo

Profissionais com diploma de curso superior das áreas de educação, saúde e cultura.

Professores em destaque

Prof. Dr. Alfredo Jerusalinsky

Doutor em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Lecionou na Universidade de Buenos Aires, foi professor convidado na PUCRS, UNISINOS e USP. Atualmente é Psicanalista Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), da Association Lacaniènne Internationale (ALI) e do Grupo de Estudos Sigmund Freud (SIG).

 

Prof. Dr. Alfredo Tabith Junior

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964) e mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro – Revista Distúrbios da Comunicação e foi médico do Centro de Distúrbios da Audição e Linguagem. Tem experiência nas áreas de Foniatria, e Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: foniatria, diagnóstico e reabilitação em anomalias craniofaciais com maior enfoque em fissuras lábiopalatinas e diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da audição, voz e linguagem. 

Anúncios

Deixe um comentário

13/01/2014 · 20:06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s